4. Instruções de uso

4.1. Descrição do Hardware

A interface EIC-ETH485-48V é utilizada para comunicação serial RS485 transparente da porta serial para porta ethernet. A configurações da interface pode ser realizada via página web integrada ou pelo software de configuração. Abaixo é apresentado detalhes do hardware da interface.


Indicação         Descrição
PWR Acende verde indicando que a interface está alimentada.
LINK (1) Acende verde quando o cabo de rede está conectado. (2) Acende verde com azul quando conexão TCP/UDP é estabelecida.
ACT (1) Na transmissão de dados da porta ethernet para porta serial o led pisca na cor vermelho. (2) Na transmissão de dados da porta serial para porta ethernet o led pisca na cor vermelho com azul mais fraco.

Nota! Ao resetar para os padrões de fábrica o IP é setado para 192.168.1.254.

4.2. Conexão do Hardware

4.2.1 DIAGRAMA DE CONEXÃO DO HARDWARE

ETH48V_diagrama.png

  1. Conecte a alimentação na interface pelo borne de alimentação, conecte o cabo de rede e o cabo de comunicação RS485 ao dispostivo.

  1. A fonte de alimentação utiliza dois fios sendo o positivo e negativo.

  1. O cabo de rede pode ser conectado a um computador ou a rede através de um roteador/switch.

  1. O cabo de comunicação RS485 conecte no dispositivo pelos sinais A, B e caso necessário o GND.

Atenção! Certifique-se da ligação correta da alimentação de da comunicação RS485 para evitar danos a interface EIC-ETH485-48V e ao dispositivo RS485 conetado.

4.3. Instalação do Software

O software disponibilizado para configuração dos parâmetros da interface é o VirCom_en e caso necessite utilizá-lo com porta serial virtual basta instalar o software Virtual-serial-port.

Nota! É também possível configurar a interface via página web integrada.

4.4. Parâmetros de Configuração

  1. Depois que a interface esteja alimentada e conectada na rede abra o software VirCom conforme figura abaixo.

  1. Clique no botão Device para localizar a interface na rede, lembrando que a interface precisa estar na mesma rede que computador.

  1. Após aparecer o dispositivo EIC-ETH485-48V na janela de Device Management, clique no botão Edit Device para configurar os parâmetros.

  1. Nesta tela Device Settings, o usuário pode definir os parâmetros da interface, e em sequida, clicar no botão Modify Setting para aplicar as configurações e na sequência o pressione o botão Restart Dev. Após, a interface será reiniciada e as configurações serão aplicadas.

Nota! Os principais parâmetros de configuração são: taxa de transmissão, bit de dados e bit de paridade na porta serial. Endereço de IP, máscara de sub-rede, gateway e modo de trabalho nas configurações de rede.


4.4.1. Device Info
Parâmetros Valores Descritivo
Virtual Serial                             Not use, Porta serial É possível vincular a interface uma porta serial virtual. Para isso, adicione uma porta COM no menu página inicial do software Serial>Virtual Serial Port Management.
Device Type N/A
Device Name EICETH485 Modelo da interface.
Device ID ID de fábrica, não pode ser modificado.
Firmware Version Versão do firmware da interface.

4.4.2. Functions of the device
Nome Descrição
DNS System O IP de destino pode ser um nome de domínio
REAL_COM Protocol                                                         Protocolo servidor de porta serial não transparente, adequado para vários servidores de porta serial para vincular portas seriais virtuais através da Internet. Como o endereço MAC do dispositivo está contido no protocolo, ele é útil para o computador host identificar a interface.
Modbus TCP to RTU Pode converter o protocolo TCP para RTU.
Serial Command Suporta comandos AT na porta serial para configurar e ler os parâmetros da interface.
DHCP Support Suporte ao protocolo DHCP.
Multi-TCP Connection Ao atuar como servidor TCP, suporta mais de 1 conexão TCP.

4.4.3. Network
Parâmetros Valores Descritivo
IP Mode Static/DHCP O usuário pode escolher entre IP estático ou DHCP (obtem IP dinâmicamente)
IP Address Static/DHCP Endereço IP da interface
Port 0~65535 Defini a porta da rede quando a interface esta configurada como servidor TCP ou modo UDP. Como cliente, o ideial é definir a porta com valor 0, o que ajuda a aumentar a velocidade de conexão. Quando a porta 0 é utilizada, o sistema irá alocar aleatoriamente uma porta local.
Work Mode TCP Server, TCP Client, UDP, UDP Group Quando definido como TCP Server, a interface aguarda a conexão do computador. Quando definido como TCP Client, a interface inicia a conexão com o servidor de rede especificado pelo IP de destino.
Net Mask Ex. 255.255.255.0 Deve ser igual a máscara de sub-rede da rede local.
Gateway Ex. 192.168.1.1 Deve ser igual o gateway da rede local.
Dest. IP/Domain                             No modo de trabalho cliente TCP ou no modo UDP, os dados serão enviados para o computador indicado pelo IP de destino ou nome do domínio.
Dest. Port Ex. 192.168.1.1 No modo de trabalho cliente TCP ou no modo UDP, os dados serão enviados para a porta de destino do IP de destino.

4.4.4. Serial
Parâmetros Valores Descritivo
Baud rate                 300, 600, 1200, 2400, 4800, 7200, 9600, 14400, 19200, 28800, 38400, 57600, 76800, 115200, 230400, 460800 Define a velocidade da porta serial.
Data bits 5, 6, 7, 8, 9 Define o valor do bits de dados da porta serial.
Parity None, Even, Odd, Mark, Space Define a o tipo de paridade da porta serial (Nenhum, Par, Ímpar, Marca, Espaço).
Stop Bits 1, 2 Define o valor do bits de parada da porta serial.
Flow Control None, CTS/RTS, DTR/SCR, XON/XOFF Define a configuração de controle de fluxo da serial, válido apenas para RS232.

4.4.5. Advanced Settings
Parâmetros Valores Descritivo
DNS Server IP Quando o IP de destino é descrito por um nome de domínio, este servidor DNS precisa ser inserido o IP. Quando o modo IP é DHCP, não há necessidade de especificar o servidor DNS, ele será automaticamente obtido.
Dest. Mode Static/Dynamic Modo de cliente TCP: Depois de utilizar o modo de destino estático, o dispositivo reiniciará automaticamente o dispositivo após 5 falhas consecutivas para se conectar ao servidor.
Transfer Protocol None, Modbus_TCP Protocol, REAL_COM Protocol None, significa que o encaminhamento de dados da porta serial para rede é transparente. Modbus_TCP Protocol, é utilizado para conversão so protocolo Modbus TCP para RTU. REAL_COM é um protocolo do modo de porta virtual serial.
Keep Alive Time                                                                                                                                                                         0~255                                                                                                                                                                                                     Persistência da conexão, (1) quando a seleção é 1~255, se a interface estiver no modo cliente TCP, ele enviará automaticamente pulsos de conexão TCP a cada valor definido. Isso pode garantir a validação do link TCP. Quando definido como 0, não haverá pulsos de conexão no TCP. (2) Quando ajustado para 0~254, quando o protocolo de conversão é o REAL_COM, a interface enviará um dado com um comprimendo de 1 e conteúdo de 0 a cada tempo de atividade. Quando definido para 255, não haverá pulsações no protocolo REAL_COM. (3) Quando estiver definido para 0~254, se o dispositivo funciona como um cliente TCP, a interface irá enviar parâmetros para o computador a cada tempo de pulsação denifido. Quando está definido para 255, não havera função de envio de parâmetros, que pode realizar gerenciamento remoto de dispositivos.
Reconnect Time 0~255 Tempo de reconexão. No modo cliente TCP, quando a conexão não for bem sucedida, cada tempo de reconexão irá reiniciar a conexão TCP com o computador. Pode ser de 0 a 254 segundos.
Http Port 1~65535 O padrão é 80.
UDP Group IP IP utilizado no modo UDP Group.
Register Pkt Quando a conexão TCP é estabelecida, o pacote de registro é enviado para o computador. Depois de habilitar o registro de pacote, o protocolo REAL_COM deve ser selecionado. Suporte ao modo de trabalho servidor TCP e cliente TCP.
Restart for no data Tempo para reinicio caso não exista transferência de dados.

4.5. Teste de comunicação TCP

Após configurado a interface, é possível testar a comunicação TCP tranferindo dados da porta de rede para para porta serial e vice-versa. Para o teste é necessário um conversor USB para RS485 como o EIC-U485 conforme diagrama de conexão abaixo.


Para o teste será necessário utilizar o software Realterm para terminal serial, podendo ser baixado pelo link abaixo.

  1. Abra o Realterm, selecione a porta COM da interface USB RS485.

  1. Abra outro terminal do Realterm para configuração da porta de rede conforme IP definido para a interface.

  1. Enviei a palavra "teste" em ambos os terminais e verifique a recepção em ambos lados, comprovando a comunicação TCP conforme figura abaixo.


Atenção! Certifique-se que a interface esteja configurada para o modo TCP Server e que a faixa de IP, Mascara e Gateway esteja compátivel com o computador.

4.6. Teste de Porta Virtual Serial

A interface permite que seja utilizado uma porta serial virtual para comunicação TCP/UDP no software do usuário. Para isso é necessário utilizar o software VirCom para virtualização da porta serial. O diagrama de ligação é o apresentado abaixo.



  1. Para o teste, abra o software VirCom e clique no menu Serial.

  1. Na janela Virtual Serial Port Management, clique no botão Add.

  1. No campo COM Number selecione uma COM de preferência que não esteja em uso no computador, informe no campo Name This COM o nome para descritivo e clique no botão OK.

  1. Na tela inicial, clique em Device, na janela Device Management selecione a interface e clique em Edit Device.

  1. Em Device Info no campo Virtual Serial selecione a porta de comunicação que configurou. Clique no botão Modify Settings e após no botão Restart Dev. Na tela inicial do VirCom no campo Status a informação Connected sera apresentada certificando que a conexão com a porta COM configurada foi estabelecida.

  1. Abra o Realterm, selecione a porta COM da interface USB RS485.

  1. Abra outro terminal do Realterm e selecione a porta COM da interface Ethernet RS485 que configurou no VirCom.

  1. Enviei a palavra "teste" em ambos os terminais e note a ocorrência de recepção em ambos lados, comprovando a comunicação via porta serial virtual conforme figura abaixo.

4.7. Teste Modbus TCP para RTU

Por padrão, os dados da porta serial e da porta de rede é transmitido de forma tranparente. Se necessitar converter o protocolo Modbus TCP para RTU, é necessário selecionar a opção Modbus_TCP Protocol no campo Transfer Protocol no menu Device Settings.

Após a seleção a porta da interface altera automaticamente para 502, o software Modbus TCP do usuário é conectado à porta 502 do IP da interface, os comandos Modbus TCP que foram enviados serão convertidos em comandos RTU e enviados dispositivo Modbus.

Por exemplo, se o servidor serial receber o comando Modbus TCP 00 00 00 00 00 06 01 03 00 00 0a, a porta serial envia o comando 01 03 00 00 00 0a c5 cd.

Se o software Modbus TCP do usuário necessitar a utilização como escravo, é necessário alterar o modo de trabalho para TCP Client com base no protocolo de conversão e altere o IP de destino para o IP do computador onde o software Modbus TCP está localizado e a porta de destino é 502, conforme mostrado na figura abaixo.

4.8. Configuração Web

Utilizando o software VirCom, é possível pesquisar e configurar os parâmetros da interface em diferentes segmentos de rede. A configuração WEB via página integrada requer que o computador e a interface estejam no mesmo IP do segmento de rede, e o endereço IP da interface deve ser conhecido, por padrão é 192.168.1.254. Lembrando que não é necessário o software VirCom para acesso da configuração WEB.

  1. Para o acesso digite o endereço da interface no navegador, por exemplo http://192.168.1.254, e será aberto a seguinte página da web:

  1. Por padrão, não existe uma senha definida na interface, portanto pressione o botão Login para avançar.

  1. É possível alterar a linguagem para Português, clicando no botão Portuguese. Na página é possível modificar os parâmetros principais da interface. Após a modificação dos parâmetros, clique no botão Submit ou Enviar.